Você já parou para pensar que as atividades mais corriqueiras do seu dia a dia podem estar te preparando para algo grandioso? Muitas vezes, focamos tanto em buscar grandes oportunidades que nos esquecemos de valorizar as pequenas habilidades e conhecimentos que adquirimos ao longo da vida. Ou simplesmente fazemos aquilo que é rotineiro, de qualquer forma, sem zêlo ou sem atenção…
Lembro-me de quando era adolescente e passava horas jogando videogame. Na época, muitos achavam que eu estava perdendo tempo, mas a verdade é que essa paixão me ajudou a desenvolver habilidades importantes, como raciocínio lógico, estratégia e agilidade mental e, principalmente, liderança.
Logo em meu aniversário de 18 anos, em agosto de 1999, recebi uma oportunidade de emprego que envolvia a supervisão, ainda que informal, de uma equipe de aproximadamente 20 pessoas, de diferentes idades e características. Óbvio, não me sentia pronto para aquilo, mas provavelmente a coragem quase inconsequente de um jovem me fez aceitar o desafio. Na época, eu não fazia ideia disso, mas hoje, olhando para trás, vejo que as habilidades que desenvolvi como capitão do time de futebol e capitão também dos times em que joguei os campeonatos de videogame, foram fundamentais para o desenvolvimento de competências de liderança e estratégia que uso até hoje!
Essa experiência me mostrou que as atividades mais simples e prazerosas podem ser um treinamento valioso para os desafios futuros. Assim como Moisés, que viveu na corte do faraó e como pastor no deserto antes de liderar o povo de Israel, nós também somos preparados em nossa rotina para cumprir nosso propósito.
A Bíblia nos ensina: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens” (Colossenses 3:23). Quando nos dedicamos a cada tarefa com o máximo de empenho, estamos investindo em nosso futuro e nos preparando para o extraordinário.
Quando olhamos um atleta de sucesso, certamente identificaremos nele uma repetição constante de sua rotina, sempre se desafiando a ser melhor, da mesma forma, quando vemos um professor excelente, certamente ele já estudou aquela matéria e ministrou sobre ela incontáveis vezes. Mas, naquilo que nós temos como profissão, muitas vezes fazemos de nossa rotina um processo, automático, averso a riscos e evitamos mudanças e melhorias, realizando trabalhos medianos. Aquilo que fazemos repetidamente, acabamos por ficar excelentes e, infelizmente, a maioria de nós fica excepcional em fazer as coisas mais ou menos, nos tornando medíocres.
Portanto, valorize sua rotina e tudo aquilo que você se propõe a fazer. Abrace seu trabalho, seus hobbies e se dedique a cada atividade com paixão. Nunca se sabe quando essas habilidades e conhecimentos serão necessários para alcançar seus sonhos e cumprir seu propósito.