Desde a infância, a sabedoria popular ecoa em minha mente com o ditado: “todo homem precisa fazer um filho, plantar uma árvore e escrever um livro”. Para mim, essa frase sempre representou os pilares de um legado, as diferentes formas de deixar uma marca no mundo.
Fazer um filho sempre foi um sonho vívido. Lembro-me de, ainda muito jovem, responder à clássica pergunta “o que você quer ser quando crescer?” com a simples e direta afirmação: “Quero ser pai”. E a paternidade, de fato, se tornou uma das maiores alegrias e aprendizados da minha vida.
Plantar uma árvore, por sua vez, sempre me conectou com a ideia de deixar um mundo melhor para as gerações futuras. Tive a felicidade de plantar várias, e cada uma delas é um símbolo de esperança e de contribuição para o coletivo.
Mas faltava o terceiro pilar: escrever um livro. Quando finalmente tomei a decisão de embarcar nessa jornada, confesso que imaginei que o grande objetivo seria uma forma de autorreconhecimento, de conquistar o título de autor. No entanto, este foi um dos melhores e mais maravilhosos enganos da minha vida.
A transformação pessoal na escrita: Ressignificando o passado
Logo que comecei a escrever, ainda sem um título definido ou grandes contornos para a obra, percebi que estava, na verdade, redigindo partes da minha própria história. Foi uma experiência de transformação pessoal profunda. Voltei no tempo, sentindo o ambiente, a temperatura e até o cheiro de cada momento que eu revivia. Mas, incrivelmente, meu próprio sentimento era diferente. Era como se eu estivesse passando pelos mesmos desafios, tristezas e alegrias de anos atrás, mas com a maturidade e a sabedoria que tenho hoje.
Essa jornada de escrita me permitiu ler a mente das pessoas ao meu redor naquela época, entender seus reais objetivos em cada interação, fossem eles positivos ou negativos. Tudo o que na época parecia não fazer sentido, revelou-se um roteiro perfeito de Deus para minha vida. Escrevendo meu primeiro livro, tive a clara sensação de que eu não alterava os fatos, mas mudava completamente a interpretação do meu passado. Descobri o poder imenso de ressignificar nossa visão sobre tudo o que passamos, um verdadeiro catalisador para a superação de desafios.
Percebi também, com clareza, que todas as vezes em que achei estar pronto ou não para tomar uma determinada decisão e seguir um caminho, isso pouco ou quase nada impactava no real resultado da minha escolha. A prontidão, como um fato concreto, simplesmente não existe.
“Você não está pronto, mas nada pode te parar”: A essência do Livro
Descobrir tudo isso foi o que passou a direcionar o tema central do meu livro e, principalmente, a minha verdadeira fonte de motivação para escrevê-lo. Com a brilhante orientação da Raissa Navarro, entendi que minha obra poderia, sim, ser um instrumento para transformar vidas.
Voltar ao meu passado com a maturidade dos meus quase 44 anos de idade me permitiu extrair ensinamentos de vida que poderão ajudar você, leitor, a não se deixar paralisar. O livro oferece ferramentas importantes para tomar decisões e seguir em frente, pois, ao longo da minha vida e de várias outras que pude analisar, hoje tenho certeza de que estar pronto não é um pré-requisito para o sucesso. Há outras coisas verdadeiramente determinantes para alcançarmos nossos objetivos e vivermos nosso propósito.
À medida que escrevia, reparei também que várias lições que somente aprendi por volta dos 40 anos poderiam ter sido relevantes se as tivesse aprendido mais cedo. Mas as que certamente foram as mais impactantes são as histórias Bíblicas. É por isso que, para cada fase que enfrentei e que retratei em um capítulo do livro, escolhi a dedo uma passagem Bíblica. Elas servirão não apenas como reflexão para o que você esteja passando, mas como evidência prática daquilo que você precisa para seguir em frente.
Um sonho compartilhado
Uma pergunta da Raissa Navarro durante a mentoria do livro me marcou de forma especial: “como eu gostaria que meu livro pudesse ajudar as pessoas?”. Meu sonho é que você, leitor, possa sentir-se encorajado a tomar decisões que o levem a viver o inimaginável!
Prepare-se para uma leitura que vai te impulsionar a viver o extraordinário. Em breve, “Você não está pronto, mas nada pode te parar” estará disponível para você!