Equilíbrio não é foto, é vídeo: Viva com propósito e intensidade

Equilíbrio não é foto!

Ao longo da minha carreira profissional, mas também ao longo de minha vida tive e ainda tenho a oportunidade de conviver com muita gente que busca o equilíbrio na vida. Eu também busco. Mas o que me assusta é que muita gente vê o equilíbrio como uma foto, um momento, ou seja, tudo naquele tempo precisa estar em equilíbrio.

Se você é do tipo que conta com a aposentadoria do INSS, se sente seguro financeiramente afinal tem seguro desemprego, bolsa família etc, tudo bem, o texto que vem a seguir não é para você. Sei que há pessoas que são genuinamente felizes assim, ainda bem! A beleza e o funcionamento do mundo precisa de pessoas que pensam e vivem de forma diferente.

Agora se você quer viver o extraordinário, cuidado! Com poucos erros, percebo que as pessoas que buscam tirar uma foto da sua vida e ver as coisas em equilíbrio, acabam frustradas. Vivem se enganando e chamando de qualidade de vida um trabalho mais ou menos que conseguiram em home office. Ficam em auto enganação por tanto tempo, que trabalham para pagar boletos esperando a sonhada aposentadoria. Passam a vida escravos do relógio em uma tentativa de equilibrar trabalho, lazer, individualidade, espiritualidade, saúde, família (pai/mãe, filho/filha, irmão/irmãs) e ainda incluir os amigos… No final, acabam sendo pessoas médias em tudo, sem intensidade em nada que fazem. São a representação da vida real daquela imagem metafórica onde alguém está com dezenas de pratos, tentando manter todos girando…Para estas pessoas o tempo é escasso, e só sobra tempo mesmo para criticar aqueles que fazem “sucesso”, dizer que foi sorte, ou que tiveram vida fácil ou que praticam imoralidades, como se a regra de sucesso fossem essas coisas negativas e não a exceção. Toda essa crítica aos outros acaba sendo um escudo de justificativa para sua vida mais ou menos. Alguns mentem tão fortemente para si a ponto de acreditarem que a salvação de Deus está em não terem sucesso econômico.

Equilíbrio é um vídeo!

Eu acredito sim no equilíbrio, mas não como uma foto. É preciso ver a vida como um vídeo, não um de 3 minutos das redes sociais de hoje, mas de uma longa jornada.

Precisamos lembrar que há tempo de semear e tempo de colher, tempo de trabalhar e de descansar. O que seria isso senão o próprio desequilíbrio? Acredito que viver de verdade está em abraçar o desequilíbrio proporcionado por cada momento da nossa vida, é isso que gera movimento, é o sobe desce da vida que gera emoções e que nos permite viver intensamente. Como disse Augusto Cury (https://youtube.com/shorts/QM3uLkU_SMA?si=sW-npnRkl4lIHxPN), o equilíbrio seria viver em um sentimento único, o que seria possível. É o que eu chamaria de estado vegetativo da vida.

Principalmente quando estamos falando da tríade trabalho, família e lazer, o grande ponto aqui é entender que as fases de semear e de colher precisam ser acordadas com o seu ecossistema familiar. Para ilustrar com um exemplo, imagine um acordo na família de que um ou todos os membros vão focar um maior tempo no trabalho (plantio) para que todos possam desfrutar ao final de dois anos, de uma viagem dos sonhos (colheita). Quando o sonho ou o propósito final é compartilhado por todos, haverá elementos para a harmonia do ambiente. Já se esta viagem representar uma realização apenas para parte da família, as brigas surgirão, quase sempre disfarçadas de reclamações de falta de tempo, de atenção ou de prioridade quando, no fundo, é um grande desalinhamento de propósito. A sabedoria sobre o desequilíbrio já estava presente na Palavra desde a primeira aliança (Antigo Testamento). “Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou”, escrito em Eclesiastes 3:2.

Quando se entende isso e há convergência de propósito com as decisões acordadas na família, haverá não só harmonia no convívio como cooperação, compaixão e apoio mútuo. Plantio e colheita valem em todas as áreas das nossas vidas. Vejam este vídeo do Flávio Augusto (https://youtube.com/shorts/SMFLAH2AZUw?si=JIA3pAqKR_yyD4YS). Por fim, algumas coisas devem ser priorizadas pois nos geram mais tempo e, quando temos mais tempo e somos mais intensos, fica mais fácil conciliar e harmonizar nossos ambientes. Para isso, veja duas dicas que separei para você!

  • Espiritualidade: Depois de muitos anos finalmente entendi o poder de realmente entregar a nossa vida a Cristo. Não parei de ter problemas, de sofrer com injustiças, muito menos deixei de enfrentar dificuldades, mas apesar de todas as dificuldades hoje tenho muito mais paz interior para passar por tudo. A paz de espírito gera tempo adicional pois deixamos de nos preocupar com aquilo que não está em nosso controle.
    • Na frase “Tudo posso naquele que me fortalece”, presente em Filipenses 4:13, Paulo mostra que pode passar por qualquer coisa desde que tenha consigo Deus.
  • Saúde Física e Mental: O bem-estar físico permite muito mais intensidade no que fazemos e muito mais disposição. Em conjunto com a saúde mental e autoestima, nos permite mais foco e performance, fazendo com que alcancemos resultados naquilo que fazemos de forma muito mais rápida, além de nos permitir mais disposição para viver intensamente “horas-extras” com a família. É fundamental estar bem consigo mesmo também antes de se doar aos outros. O princípio por traz disso é simples: entregamos ao mundo aquilo que estamos cheios.
    • “Ame o próximo como a ti mesmo”, disse Deus em Mateus 22:39. Essa passagem reforça a importância do amor ao próximo, mas nunca leia pela metade… pois a segunda metade da frase é que dá sentido a tudo: “como a ti mesmo”.

É por isso que eu acredito, equilíbrio existe sim, mas não é foto, é vídeo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse artigo foi escrito por:

Picture of Roberto Murta

Roberto Murta

Roberto Murta é um executivo com mais de 30 anos de experiência em gestão e liderança, com uma carreira sólida em grandes empresas. Ele é reconhecido por sua habilidade em transformar desafios em oportunidades de crescimento, tanto para si quanto para seus liderados. Além de ser mentor e coach, compartilha seu conhecimento para ajudar profissionais a atingirem seus objetivos, equilibrando vida pessoal e profissional. Roberto é conhecido por sua ética, respeito e impacto positivo nas empresas e nas pessoas com quem trabalha.

VEJA TAMBÉM:

Desenvolvimento Pessoal

Como está o seu ambiente?

O ambiente em que estamos impacta diretamente nossa motivação, atitudes e até nossa identidade. Muitas vezes, permanecemos em locais que nos limitam por medo da mudança ou do julgamento. Embora possamos influenciar o ambiente, a transformação real depende das pessoas ao redor. Reflita: seu ambiente impulsiona ou limita você?

Continuar Lendo »

“Assuma o protagonismo da sua vida, torne-se o líder que precisa ser.”

Links Rápidos
Serviços
Contato