A maioria absoluta das nossas preocupações nunca vão ocorrer!

Pronto ou não, aqui vou eu!

Sinceramente, quem nunca passou por aquela situação de planejar TUDO e, de repente, a vida virar do avesso? A gente se mata pra organizar, prevê cada detalhe, e BUM! Um imprevisto daqueles que te fazem pensar: “Sério isso, universo?”. Mas e aí, o que a gente faz quando a vida resolve nos surpreender?


A Palavra Ilumina:

Sabe aquele versículo que parece que foi feito pra gente nesses momentos? Eclesiastes 11:4: “Quem fica esperando o vento perfeito nunca vai semear, e quem fica olhando para as nuvens nunca vai colher”.

Ou seja, se a gente esperar o momento ideal, a vida passa e a gente não faz nada!


Te conto uma história… Uma vez, organizei uma festa em casa, tudo perfeito! Tentei prever cada detalhe, até olhei a previsão do tempo e tudo indicava tempo bom, sem chuva. Mas, adivinha? Choveu torrencialmente! Eu e minha esposa ficamos desesperados, achamos que tudo tinha acabado pois haviam vazamentos conhecidos na casa e imaginávamos o estresse, as críticas e a impossibilidade de termos uma festa em caso de chuva. Mas, inacreditavelmente, apesar da chuva forte conseguismos com alguns rodos e panos e ajuda dos mais próximos, contornar a situação que passou imperceptível para a maioria das pessoas! Os convidados dançaram, riram, fizeram a festa ser ainda mais inesquecível!

Ali eu aprendi que a maioria das nossas preocupações nunca efetivamente se tornam reais, seja por não acontecerem, efetivamente, seja por conseguirmos contorná-las.

Bom, mas e aí, como a gente lida com isso? Respira fundo e vem comigo:

  • Preveja o Imprevisível: Pensa em tudo que pode dar errado e já bola um plano B (ou C, ou D… Vai que, né?). Tive um chefe que falava que era importante termos o “pensamento pensado”. Em outras palavras, o simples fato de você ter uma resposta para o imponderável pode te dar a coragem que você precisa para seguir em frente.
  • Analise os Riscos (mas não exagere): Qual a chance de cada problema acontecer? E se acontecer, qual o tamanho do estrago? Assim, você sabe onde focar sua energia!
  • Lembre-se: Você já superou coisas MUITO piores!: Sério, pensa aí… Quantas vezes a vida te pegou de surpresa e você deu a volta por cima? A gente é mais forte do que imagina!

A vida é uma caixinha de surpresas (nem sempre boas, confesso!), mas o importante é não deixar o medo nos paralisar. Abrace as incertezas, confie em você e siga em frente!

E Aí, Me Conta?

Qual foi o maior imprevisto que já aconteceu na sua vida? E como você lidou com ele? Conta pra gente nos comentários! Compartilhar histórias pode encorajar muita gente a viver de verdade!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse artigo foi escrito por:

Picture of Roberto Murta

Roberto Murta

Roberto Murta é um executivo com mais de 30 anos de experiência em gestão e liderança, com uma carreira sólida em grandes empresas. Ele é reconhecido por sua habilidade em transformar desafios em oportunidades de crescimento, tanto para si quanto para seus liderados. Além de ser mentor e coach, compartilha seu conhecimento para ajudar profissionais a atingirem seus objetivos, equilibrando vida pessoal e profissional. Roberto é conhecido por sua ética, respeito e impacto positivo nas empresas e nas pessoas com quem trabalha.

VEJA TAMBÉM:

“Assuma o protagonismo da sua vida, torne-se o líder que precisa ser.”

Links Rápidos
Serviços
Contato